quarta-feira, 16 de março de 2016

Libertação de emoções através de diferentes formas de expressão


Olá, 

Hoje venho falar sobre um tema que acredito realmente ser útil para as pessoas de forma geral, que é a questão da liberação de emoções e sentimentos através das diversas formas de expressão existentes.

É comum que as pessoas entendam atividades esportivas, criativas ou de lazer como algo supérfluo na vida, ou como um luxo desnecessário. Venho aqui defender este espaço de ócio criativo que nos ajuda a liberar experiências, elaborando-as de formas diferentes das convencionais, dando vazão e criando espaço interno para reconfigurações importantes.

É necessário encontrar espaço para liberar experiências através de textos (de ficção ou não, sobre o tema que for mais interessante para você), de música, de teatro, de dança, das artes plásticas (pintura, modelagem, colagem, desenho), das artes visuais (vídeos, documentários, clipes), cozinhando, em atividades de circo, na prática de esportes que dê vazão para a expressão pessoal, seja coletiva ou individual. 

Neste tipo de situação é possível se colocar de uma forma diferente da do dia-a-dia e exercitar a mente e o corpo em algo que lhe dê satisfação mais imediata, diferente da satisfação que a maioria dos empregos nos dão, por depender de muitas pessoas, ou por se fazer apenas uma etapa, ou mesmo por nem sempre poder trabalhar com algo que nos dá sentido.

Desta maneira, através de uma fonte de expressão escolhida, a pessoa pode se colocar num papel novo, gerar metas para si mesma e ter controle sobre uma ação com começo, meio e fim que dependerá apenas de sua dedicação e que terá como resultado apenas a sua satisfação. A dedicação a algo para si mesmo é diferente da dedicação para a maioria dos trabalhos por conta da simples noção de escolha que sentimos em fazer algo apenas por prazer e não por necessidade de ter uma recompensa financeira por isso, como é o caso dos empregos. 

Em muitos casos, algo que nos traz prazer, pela dedicação voluntária que é intensa quando se gosta mesmo do que se faz, nos devolve a noção de controle sobre a própria capacidade de produtividade e nos renova para as áreas que precisamos desenvolver na vida em outras atividades, liberando o estresse do dia-a-dia e ampliando nossa capacidade de concentração em atividades mais "obrigatórias".

O ócio é necessário, produtivo e reorganizador e, assim como uma boa noite de sono e uma alimentação adequada e saudável, deveria ser levado em conta para uma mente sadia.

Procure um interesse que lhe desperte a atenção e tente encaixá-lo em sua rotina, da forma como for possível! Encare como um investimento em sua saúde mental!

Boa sorte na sua busca!

Um abraço e obrigada, 
Carol
carolinatorrespsicologa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.