domingo, 6 de março de 2016

Auto conhecimento e os entraves entre o desejo de mudança e a realidade

Olá, 

Hoje venho falar sobre a como é difícil mudar a natureza de uma relação já estabelecida com uma pessoa. 

Na vida, nos relacionamos o tempo todo com pessoas que nos enxergam de uma certa maneira. Travamos com elas relações baseadas em diversos fatores determinantes, alguns que vem de nós e outros que vem do outro. 

Quando há um desconforto na relação entre duas pessoas, geralmente procuramos evitar esta relação ou acabar com ela. Mas esta nem sempre é a melhor forma de solucionar o que gerou este desconforto, pois o que determina a forma como nos relacionaremos com uma outra pessoa, continuará conosco. 

Por conta disso é que é importante a reflexão sobre aquilo que somos, sobre o que demonstramos ser e sobre como as pessoas nos vêem. Também é importante pensarmos em como queremos ser vistos pelo outro e como fazer para sermos visto da forma como desejamos. 

De nada adianta querer ser admirado por alguém e não fazer nada na relação com esta pessoa que seja digno de admiração. 

Na realidade, de nada adianta querer ser admirado por alguém quando antes de tudo não conseguimos sentir admiração por nós mesmos. 

Algumas vezes pode parecer que a única coisa que nos fará nos sentirmos admirados é ter a admiração de alguém, mas o processo é exatamente oposto. Só conseguiremos acreditar na admiração de alguém por nós, quando de fato nos sentirmos orgulhosos de nós mesmos. 

E como fazer isso?

Os passos são bastante simples. Primeiro é preciso reconhecer que não se sente admiração por si mesmo e buscar objetivos simples na vida em que se possa mudar esta forma de se enxergar. Os pequenos passos dentro da própria rotina são mais importantes do que as mudanças mais drásticas, por serem facilmente executadas.

Mudar um hábito que te incomoda, como a organização de seus pertences para iniciar a sema, a alimentação feita com mais calma e reflexão ou mesmo a qualidade de atenção dada a uma conversa com alguém que você gosta, podem fazer você se sentir mais presente na sua vida e mais contente com si mesmo.

A reflexão sobre como você está se sentindo e sobre o que pode fazer para se sentir melhor é algo que pode parecer complicado, porém, se colocado como um momento como outro qualquer da sua rotina, como escovar os dentes, ou tomar um banho, te ajuda a avaliar sua saúde emocional e pode ajudar você a solucionar problemas nas relações com as pessoas de forma mais ponderada e tranquila, evitando desgastes e o estresse, tão comum no dia a dia das pessoas.

Inclua na sua vida uma pausa diária. Não estou sugerindo algo complexo como abandonar sua rotina e sua vida corrida, mas apenas sugerindo que você inclua um momento de reflexão sobre como você está se sentindo dentro do seu dia.

Desta forma, ao longo do tempo, você terá o hábito de se perceber, conseguindo tirar de seus ombros o peso da opinião exclusiva do outro sobre você. Não estou dizendo que a opinião do outro não tenha valor, ela tem. Nos ajuda a ver o como o outro nos enxerga e a perceber o que estamos fazendo para que o outro nos veja desta forma, porém, esta opinião é externa e não define o que de fato somos ou sentimos, apenas nos ajuda a perceber o que deveríamos perceber sempre, na comunicação com nosso próprio eu.

Parece maluco que precise haver uma comunicação de nós conosco mesmo, dado que somos a nós mesmos. Porém, é preciso perceber que estamos cada vez mais desconectados com nosso corpo, com nossas necessidades e desejos, dada a grande demanda que existe do lado de fora, distrações, meio de comunicação, redes sociais, trabalho, família, amigos, pessoas que exigem coisas de nós que achamos que temos a obrigação de cumprir. 

Pare e pense por um instante. Não temos a obrigação de fazer nada. Temos escolhas. Temos opções. E devemos pensar para decidir qual delas é a melhor para nós mesmos e para aqueles que amamos, mas não praticá-las no piloto automático, e sim, refletindo sobre o que nos fará mais orgulhosos de nós mesmos. 

Nem sempre há esse tempo de reflexão entre a demanda e a ação, como é o caso do cuidado com filhos pequenos ou com parentes adoecidos. Mesmo assim, é importante refletir por um instante uma vez ao dia, ou na medida do possível, sobre para onde sua vida está indo e o que dentro dela, é de fato algo que lhe dá sentido, que lhe faz feliz, ou que te dá orgulho e satisfação. Pelo menos alguma coisa dentro do seu dia precisa lhe promover alegria. Ainda que no meio do cansaço ou da luta diária pela sobrevivência.

Caso contrário, mesmo com o corpo saudável, você corre o risco de seu lado emocional adoecer. Neste caso, a terapia pode ajudar, mas é possível reverter isso com ações muito simples. 

Pare um minuto por dia e reflita sobre como está se sentindo! Compartilhe isso com uma pessoa querida, se for possível. Mesmo se não for, não desanime, a auto reflexão pode te ajudar muito a se conhecer melhor e você merece! 

Um abraço!

Carolina Torres
carolinatorrespsicologa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.