sexta-feira, 3 de março de 2017

Relacionamentos Abusivos

Olá pessoal, tudo bem?

     Sejam bem vindos ao blog Existe Psicologia em SP.

      Para quem não sabe, este blog foi criado para abordarmos temas de interesse de vocês através de um olhar mais relacionado ao da psicologia. 

     Nossos temas surgirão da participação e interesse de vocês, por isso comentem abaixo outros temas que querem ver por aqui e ele será abordado!

     Como o título de nossa postagem diz hoje trataremos do tema relacionamentos abusivos. Vamos a ele!

     Tem sido muito comum vermos este tema ser abordado por youtubers e em alguns veículos de comunicação, em especial os mais direcionados às mulheres. 

Aqui está um exemplo de uma postagem famosa sobre o tema: 
https://youtu.be/I-3ocjJTPHg

     Bem, os relacionamentos abusivos acontecem quando dentro de um relacionamento a dois, seja ele amoroso ou de outra natureza, como relações familiares, entre amigos, na escola, no trabalho, ou em qualquer ambiente onde haja pessoas se relacionando, uma delas faça mal a outra de uma forma tão estranha que você não consegue ter certeza ou aceitar que isto está acontecendo.

      Em geral ele acontece mais com as mulheres por conta da forma como elas são vistas pela sociedade, de forma muito objetificada e num grau de importancia menor do que o homem pela cultura machista que está muito arraigada na cabeça das pessoas. Mas também acontece muito com os garotos!

      Um relacionamento abusivo pode acontecer quando x namoradx quer controlar as relações da outra pessoa, impedindo que se tenha amizades, controlando as roupas que a pessoa usa, ou ainda depreciando a outra pessoa dizendo que não existiria a possibilidade de haver outro ser humano interessado nelx, além delx.

     No relacionamento familiar, o mesmo pode acontecer quando um pai ou uma mãe não acreditam que você é a melhor pessoa para saber o que é melhor pra você, pois ele é o único que pode decidir isso por você. Seja no âmbito da vida pessoal, escolar, profissional ou afetiva. 

      É claro que, se você é menor de idade e depende dos pais, precisa respeitar alguns limites, mas existem formas e formas de se relacionar e muitas delas geram violencia mental ou psicólogica, e outras ainda podem chegar a violência física.

      Nas amizades, é preciso ter cuidado com "amigxs" que ao invés de estar ao seu lado, na verdade estão ali apenas para exercer alguma forma de poder ou se aproveitar de você, para ter alguém com quem se comparar para se sentir melhor e que sempre te coloca para baixo ao invés de te apoiar no que você precisa.

     Nem sempre é fácil identificar se estamos num relacionamento assim e mais difícil ainda é sair dele quando não se tem a auto confiança de saber que podemos construir algo melhor com outras pessoas. 

      Essa é a armadilha dele. E a base da armadilha está na auto estima. Se não conseguimos gostar de quem somos sozinhos, acabamos depositando no olhar do outro a única chance de existir de uma forma boa. Mesmo que perpasse pela dor e pela violência.

      O trunfo que podemos ter para nos libertar disso é tentar noa independer ao máximo do olhar do outro focando as energias em nós mesmos, não num ato de egoísmo, mas num ato de compaixão, sentindo carinho e tendo orgulho de nós mesmos sem depender do amor do outro para isso.

      Parece difícil e requer mesmo muito esforço, pois vivemos em uma cultura em que somos condicionados a nos sentirmos vazios e distantes de quem somos, sempre forçados a nos compararmos a padrões inalcançáveis de beleza, sucesso, amor, sex appel, etc.

     Os valores estão invertidos para satisfazer o mercado. E só consumimos quando estamos nos sentindo incompletos, mal, esvaziados. Não há esforço nos meios de comunicação para ficarmos bem.

     Por isso é necessário se desligar um pouco e parar para pensar algumas coisas como:

"O que eu quero para minha vida?"

ou

"O que é realmente importante para mim?"

      E colocar energia nestes objetivos, mesmo que eles permaneçam em segredo, por que vão contra o que sua familia deseja para você, por exemplo.

      Encontre alguém em quem possa confiar e divida com essa pessoa suas inquitações. Ter apenas um amigo que seja realmente conectado a você pode te salvar de muitos relacionamentos abusivos.

      E o principal e mais grave deles é seu relacionamento abusivo com si mesmo, que é o que irá permitir que você tenha outros com as outras pessoas.

     Cuide de você! E, vem cá, vamos conversar!

     Um abraço,
     Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.