quarta-feira, 22 de julho de 2015

Trabalho, estudo, procrastinação e ansiedade


Olá, 

sou professora de educação infantil e lido com a necessidade de entregar não trabalhos ou provas, mas relatórios individuais das crianças e como todas as pessoas do mundo tenho o problema com os prazos de entrega deles.

Semestralmente tenho que entregá-los e via de regra não consigo fazê-los até chegar bem perto do prazo final. A isso as pessoas dão o nome de procrastinação, o fato de adiarmos aquilo que tem que ser feito pelo medo de que a tarefa seja muito difícil e por acabar se distraindo com outras coisas mais prazerosas que não seriam tão urgentes no momento.

Todas as pessoas passam por isso. Estudantes e profissionais de todas as áreas. 

A melhor forma de lidar com isso é intercalar períodos de foco absoluto, de produtividade, com períodos de relaxamento, de distração controlada. Quando eu digo controlada é um período de distração programado após ou como recompensa por um período de produtividade. 

O que gera a procrastinação é uma ansiedade de que o produto final a ser entregue seja muito difícil ou que não daremos conta dele. Na verdade, o importante, como em todo o processo que gera ansiedade, é focar no presente e não no futuro. 

O produto final não está pronto, portanto temos preguiça de fazê-lo deeesde o início e de chegar atééé o final. Porém, se pensarmos no processo passo a passo, será mais simples. 

Por exemplo, para começar um relatório, eu preciso: 

1 organizar as anotações sobre as crianças em um arquivo de word, e 

2 a partir delas desenvolver as minhas observações e análises sobre elas. 

Para isso eu preciso abrir um arquivo no word e começar a escrever as anotações. O relatório não está pronto quando faço isso, mas já está mais encaminhado do que antes de eu fazer. 

O trabalho de produzir algo é sempre satisfatório e, uma vez que se entra no fluxo de produtividade, a fonte de prazer maior virá da própria produtividade e não da distração que te tirava do foco dela. 

Mesmo assim, é importante se lembrar de não ficar mergulhada no foco, mesmo quando está na produtividade alta, pois não descansar a cabeça e o corpo no meio do processo, pode levar a exaustão. É preciso sim comer, dormir, beber água, levantar e dar uma voltinha, se alongar, até para que o período de produtividade possa durar. 

Tente se organizar no passo a passo em suas atividades de estudo ou de trabalho e ter um período de estudos ou um semestre de trabalho mais suave, com tempo de lazer merecido e não como fonte de angústia por estar adiando suas obrigações! 

E lembre-se, seu trabalho ou seu estudo é algo que você deve encarar como algo que você é capaz de fazer. Mesmo que sinta que é difícil, procure fazê-lo da melhor forma possível para você. O seu melhor é o melhor que você pode oferecer. Então ofereça e você sem dúvida se sentirá bem por tê-lo feito do seu jeito.

Um abraço,
Carol

3 comentários:

  1. Tatiana Andrade de Oliveira11 de agosto de 2015 às 20:59

    Procrastinação e ansiedade são um problema para mim. Vou tentar aplicar essas suas dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.