terça-feira, 23 de junho de 2015

Todo psicoterapeuta é saudável?


Olá,

Na postagem da semana passada, recebi um comentário interessante me questionando sobre a saúde dos psicoterapeutas. A postagem anterior se referia justamente a necessidade de nós psicólogos fazermos terapia e supervisão (que é uma conversa entre terapeutas para ajudar nos casos mais difíceis).

Posto aqui parte do que respondi ao comentário dele, pois achei a questão bastante interessante e porque mostra algo que as pessoas que procuram um terapeuta se questionam: "Será mesmo que os psicólogos são todos super bem resolvidos psicologicamente? E se não forem, será que vão mesmo conseguir me ajudar?". 

Veja bem, não somos super heróis, mas apenas pessoas que estudam muito material sobre a mente humana e os mecanismos emocionais, de defesa, comportamentais, algumas doenças mentais e situações mais comuns que acomentem as pessoas, como a depressão, a ansiedade, o luto, a sexualidade, o desenvolvimento infantil, a adolescência, os relacionamentos amorosos e familiares, os ciúmes, o divórcio, questões relacionadas ao trabalho, entre tantas outras, sempre através de estudos que se aprofundam sobre estes temas em diversas abordagens.

Por conta disso e de algumas outras experiências que adquirimos na faculdade e na vida profissional como os estágios, na prática clínica, na supervisão, na nossa própria terapia e no estudo constante, conseguimos olhar de forma diferente, cuidadosa e ajudar os pacientes oferecendo uma escuta e um olhar profissional ao problema dele. 

Por isso conseguimos ajudar. É claro que se não estivermos também de olho em nossos próprios problemas não iremos conseguir focar no problema do outro e ajudar da melhor forma possível.

Neste sentido precisamos sim estar mais ou menos em ordem com nossas questões pessoais. Mas não em perfeita ordem, pois isso é quase impossivel de se manter o tempo todo em qualquer pessoa, seja ela terapeuta ou não! 

Um abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.